sábado, 20 de dezembro de 2008

Uma Nova EBD PIBJ 2009

 

Estamos já a algum tempo conversando com a liderança da Igreja sobre nossa EBD e como ela pode melhorar.

As razões são importantíssimas.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” Mt 28.19-20.

A grande comissão nos ordena de forma muito clara “ensinar” os novos discípulos toda a Igreja que se preze e queira ser saudável, eficaz precisa ter uma boa EBD.

Em Atos 2.42, a Bíblia diz: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos” no original doutrina é “didaque” a didática, ou seja, o ensino ou doutrina a respeito de algo, ato de ensinar, instrução. A Igreja primitiva perseverava no ensino. Era uma Igreja que dava valor as escrituras, que aprendia e não é de admirar como Deus a abençoou. Quero embasar em três colunas a reestruturação da EBD.

1.A Bíblia é o nosso Padrão:

Nossa declaração doutrinaria diz: “A Bíblia é a autoridade única em matéria de religião, fiel padrão pelo qual devem ser aferidas doutrinas e conduta de homens. Ela deve sempre  ser interpretada a luz da pessoa e dos ensinos de Jesus Cristo.”

Infelizmente temos visto  a Bíblia ser colocada e segundo plano uma vez que ela não é normativa e sim consultiva. Usa-se a Bíblia para apoiar o que o líder da Igreja quer e não o contrario. O que a Bíblia diz sobre o assunto.

Logo é necessário que a EBD estude livros inteiros da Bíblia. Que o professor saiba o pano de fundo, historia, situação etc, para melhor compreender e interpretar o sentido do texto.

2.O que a Bíblia fala a respeito dos problemas do homem e mundo pós-moderno?

A Bíblia sempre foi e sempre será relevante a questão é que nós precisamos mostrar a sua relevância! Temas como família, casamento, criação de filhos, ética, homossexualidade, ecologia, origem e criação do mundo, etc. precisamos mostrar ao mundo que a Bíblia fala de todos estes assuntos de forma atualíssima. Para isto é necessário estudar sobre a Zeitgeist (espírito da época) de hoje.

3.Missões. Jesus nos deu uma missão a cumprir “Ide e pregai” a obra missionária no mundo avança e muitos cristãos sequer sabem a respeito dos desafios e o que se tem feito hoje em dia. Perseguições, e aflições por causa da fe. Muitos tem morrido pelo evangelho. É responsabilidade do povo de Deus.

Que o dono da Igreja nos de essa benção em 2009

Pr Cristiano Scuciatto

Veja outros artigos em

http://prcristiano.blogspot.com/

Nenhum comentário: